quinta-feira, 28 de abril de 2016

10° Dia 29/04/2016 - San Pedro de Atacama a Reserva Nacional Eduardo Avaroa (BO)

Hoje é o dia!

Acordamos com um sol maravilhoso nos chamando pra estrada. De café da manhã fizemos ovos mexidos, chimarrão e café com leite quentinho. Fechamos as barracas e por volta das 10:30 hs estávamos saindo do camping, pagamos mais $27.000 pela noite dormida no camping e seguimos ao centro para ir ao mercado reabastecer a cozinha para a Bolívia.              Compramos apenas comidas industrializadas, já que iríamos atravessar a fronteira.

Quando estacionamos na aduana em San Pedro do Atacama constatamos que o pneu traseiro da pick-up estava meio baixo e por precaução fomos procurar uma borracharia. O pneu estava com um pequeno furo, mas poderia se transformar em um grande problema na Bolívia, já que iríamos ter que rodar muitos quilômetros até chegar a próxima cidade.

Voltamos a aduana, fizemos os tramites de saída do Chile e seguimos pela Ruta 27 em direção ao Paso Hito Cajón. Nesse trecho da estrada, subimos 2.000 metros em aproximadamente 30 Km. Foi uma subida forte e os sintomas da altitude começaram a bater. San Pedro de Atacama está a 2.400 metro de altitude e chegamos logo aos 4.500m. Ainda bem que no chimarrão da manhã eu tinha adicionado algumas folhas de coca.

Caminho de San Pedro para a Bolívia, com Vulcão Licancabur ao fundo.

Chegamos a aduana da Bolívia, fizemos nossa entrada no país e fomos informados que a entrada do carro deveria ser dada na localidade de Apacheta, junto a uma fábrica de produtos químicos. Por precaução, eu já tinha feito a Declaração Jurada pela internet no Brasil (declaração que deve ser feita ao entrar com carro na Bolívia, com pena se ter o carro apreendido pela polícia caso rode sem a mesma), pois sabia que haveria esse enrosco.

Seguimos a estrada e logo chegamos na entrada da Reserva Nacional da Fauna Andina Eduardo Avaroa. Nesse local pagamos B$ 150 por pessoa para entrar e aproveitamos a lanchonete para pegar um pouco de água quente para nosso chimarrão. A estrutura ali na entrada da reserva é boa, conta com uma lanchonete e também um hostel.

Partimos em direção a nossa primeira atração, as Lagunas Verde e Blanca. Ali havia um pessoal com um bote na água e acampado em uma Land Cruiser na beira do lago, acredito que estavam fazendo algum estudo, já que estamos dentro de uma reserva natural. Tiramos algumas fotos e continuamos seguindo estrada até chegar no Desierto de Salvador Dali.

O Desierto de Salvador Dali é um conjunto de rochas de cores variadas que não parecem estar ali por acaso da natureza, parece cada pedra foi colocada sobre a areia, como se tudo fizesse parte de um quadro gigante. Segundo informações o pintor espanhol nunca esteve na Bolívia, mas mesmo assim esse local recebeu seu nome. Aproveitamos o local para fazer nosso almoço, um belo churrasco com a carne que tinha sobrado da noite anterior.

Saímos em direção a Apacheta, local onde precisaríamos passar para dar a entrada do carro.
No caminho ainda passamos pelo Geyser Sol de Mañana. Chegamos lá perto das 16:00hs.

Toda a região tem uma intensa atividade vulcânica e nas crateras pode ser visto fumarolas e geysers
soltando vapores de água. A área tem 1.000 Km². A atividade é mais intensa na parte da manhã, por isso o nome.
O cheiro de enxofre é muito forte, mas o visual é muito bonito.

Conseguimos chegar a tal fábrica perto das 18:00hs, e pra nossa sorte ainda conseguimos fazer os tramites,
já que o local encerra as atividades as 18:00hs. O local fica em uma fábrica de ácido bórico, chamada Tierra S.A.
Quando chegamos lá estava muito frio, e no entorno do escritório ainda tinha muito gelo. O oficial da aduana foi
 muito atencioso e fez a documentação rapidinho,e ainda nos fornceu um pouco de água quente para fazer mais
 um chimarrão. Eu estava me sentindo meu mal e o chimarrão quentinho com as folhas de coca me ajudaram.
 Ali estavámos a 5.033 m.n.m.

Continuamos seguindo, e quando o sol começou a baixar, bateu bem de frente no parabrisas, que com
a tempestade de areia que pegamos no Campo de Piedra Pomez estava todo lixado e atrapalhando a visão.
Tinhamos que dirigir com a cabeça pra fora do carro tomando um ventinho de 7° na cara!! São os perrengues de
 uma expedição.

Quando a noite já tinha caido conseguimos chegar na Laguna Colorada. Fazia muito frio e ventava.
Encontramos um local na beira da laguna, estacionamos o carro e decidimos comer ali dentro mesmo. Pão com
patê de atum. O Vande e o Rick decidiram dormir dentro do carro por causa do frio e eu sai para abrir a
barraca. Pensa no frio.

Tirar a lona da barraca com os dedos quase congelados não foi uma tarefa muito fácil. Subi para barraca
e tratei de colocar muita roupa pra dormir, pois a noite seria gelada.

1. Boa noite!
    Estou planejando fazer uma viagem muito semelhante, com a diferença de que vou passar por Salta para interceptar o Rally Dakar, e que estaremos em um comboio de 10 carros!
    Poderia me esclarecer uma dúvida? Como você fez a Declaração Jurada pela internet daqui do Brasil? Estou muito apreensivo quanto à papelada necessária para rodar na Bolívia. Muita gente me colocou medo dizendo que os carros podem ser apreendidos pelo governo boliviano. Quero tomar todas as precauções necessárias!
    É possível deixar SPA de manhã e chegar ao hotel Los Flamencos em Laguna Hedionda no mesmo dia?
    Existe algum hotel entre SPA e Laguna Hedionda?

Obrigado! Aguardando os próximos relatos ansiosamente!

Marcio

2. Bom dia Márcio
    Fiz a declaração jurada no site da aduana da bolivia segue o link http://anbsw01.aduana.gob.bo:7601/sivetur/Parametro.jsp , na primeira tela coloque os dados da sua identidade e a placa do carro, depois abre uma ficha para preencher. Imprima e leve consigo, mas essa declaração deve ser levada a aduana para dar a entrada do carro, essa ficha é só para agilizar. E cuidado, pq depende por onde vc entrar a aduana não fica logo na divisa, como é o caso de Hito Cajón.
    Acho que seja possível fazer esse trajeto em um dia, porém irá perder um belo passeio. Se sair bem cedo de SPA acho que dá, só lembre que vc tem os tramites aduaneiros, que as vezes são demorados.
    Quando fomos dar a saída do Chile até acharmos alguém para nos atender demorou uns 20 min, depois a parte da papelada foi rápida.
    Outro detalhe, se vc for sair da Bolívia por Hito Cajón e depois voltar para Argentina, não se esqueça de voltar a SPA para da entrada no Chile.
    Sobre hospedagem não sei lhe informar, dormimos sempre em barraca.